segunda-feira, 12 de março de 2012

IPv4 e IPv6: Tudo Que Você Precisa Saber


A internet é executada através de protocolos, que são combinações numéricas que fazem conexões entre computadores. Quando alguém começa a se conectar a internet, milhares de números e endereços permitem que a conexão permaneça online.


IPv4 IPv6
IPv4 e IPv6, ainda causa algumas dúvidas para  usuários internet. Você deve saber que a rede IPv4 padrão foi fundada, e agora está sendo substituído pelos IPv6, mas em que consiste cada um?

IPv4

IPv4 significa Internet Protocol versão 4 ou versão 4 do Internet Protocol. É uma tecnologia que permite que os computadores se conectem a Internet, independentemente do dispositivo (PC, notebook, smartphones, tablet, etc.) Cada um deles no momento em que você se conectar a Internet, recebe um código único para enviar e receber dados com outras conexões.

IPv6

IPv6 é a sexta revisão dos protocolos da Internet e é o sucessor natural de IPv4. Essencialmente a mesma função, mas em 128 bits.

Por que usar o IPv4

Os endereços de protocolos IPv4 transfere 32  bits. Tem cerca de 4,29 bilhões de IPs de todo o mundo, causando a crise atual que faz com que o sistema para não suporte mais direções.

Como o IPv6, resolverá este problema.

O novo sistema vai suportar aproximadamente 340.282.366.920.938.000.000.000.000.000.000.000.000 endereços. Um número praticamente incalculável, mas o positivo é que conseguirá lidar com as demandas de crescimento da Internet por muitos anos. E isso se deve ao fato de que os IPs irão trabalhar em 128 bits.

Como irá ocorrer a mudança de protocolos?

Os protocolos já começaram a ser substituído, na verdade, os dois sistemas operam em paralelo. Google, Facebook e outras grandes empresas realizam testes constantes para ver como os sistemas funcionarão começar a migração definitiva.

Como isso afetará os usuários?

Em primeira instância, não afeta qualquer usuário. Sistemas operacionais como o Windows 7 Service Pack 1, Mac OS X 10.2 e posterior têm IPv6, o problema é nos roteadores que devem ser substituídos por modelos atualizados, a fim de acompanhar as novas conexões.


Um comentário :

  1. Muito legal esse post, que explica a diferença entre o ipv4 e o ipv6 eu tinha essa duvida e agora ja estou sabendo a diferença, valeu, se der passar la no blog: http://umcinefiloemjampa.blogspot.com

    ResponderExcluir

COMENTEM

Clique e conheça!

Postagens