quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Cuidados na utilização de CDs, DVDs ou pendrives infectados com vírus


Talvez em algum momento, precisamos usar um documento localizado na mídia de armazenamento removível infectados com vírus. Enquanto a tarefa é perigosa, não será assim, se tomarmos  algumas precauções para o manuseio. Neste artigo, vamos saber como.                                       


 Para alguns usuários mais avançados, uma solução simples é o acesso a tais arquivos ou documentos usando um Mac ou Linux instalado, o malware é sempre projetado para operar em um sistema operacional específico, e você provavelmente não irá causar qualquer tipo de dano usando esses Sistemas Operacionais.

 Mas para a maioria de nós que somos os usuários Windows, a solução é um pouco mais complicado.

 Uma das primeiras ações que devemos tomar é atualizar todos os nossos sistemas de antivírus e antimalware a sua última versão. Também é altamente recomendável instalar alguns programas como o Malwarebytes adicionais de segurança, ter uma linha de defesa tão segura quanto possível.

É também absolutamente necessário desabilitar a reprodução automática do Windows, como qualquer vírus ou malware capaz de explorar esse recurso para se infiltrar.
Como sabemos, esse recurso permite-nos uma vez inserido um meio de armazenamento removível, a execução rotineira, tornando-se um muito propício para a infestação.

Embora este recurso possa ser ativado novamente, o especialistas em segurança da área da informática aconselham que não ativemos.

Para desativar esse recurso:

Windows XP: No caso em que ainda estamos utilizando este sistema operacional, devemos usar o Microsoft Tweak UI Powertoy, uma ferramenta gratuita que serve para alterar muitas configurações do sistema.

Uma vez instalado, abra o programa, navegue no painel esquerdo em "Meu Computador" - "autorun" e, finalmente, "Tipos".

Desabilitar a opção "Ativar ou Autoplay drives removíveis" ou então "Enable Autoplay for CD e DVD".

Windows Vista e Windows 7: Para os usuários dessas versões do Windows o procedimento é muito mais fácil. Clique no botão do menu Iniciar na caixa de pesquisa, digite "reprodução automática" e pressione "Enter".

Uma vez no painel, desative a opção "Usar Reprodução Automática para todos os meios e dispositivos."

A partir deste momento, estaremos em posição de segurança inserir qualquer mídia removível que consideramos suspeitos. Mas é importante lembrar que ainda não abrir qualquer documento ou arquivo.

Em vez disso, devemos primeiro analisar o disco ou unidade com todos os programas antivírus e anti-malwares que temos. Quanto mais, melhor.

Uma vez que determinarmos que os arquivos que você precisa são seguros e livres de vírus e malwares, copiamos para o disco rígido.

Mas o que fazemos com este vírus que infectou mídia removível?

No caso de CDs e DVDs, não há alternativa senão quebrá-las, o que irá impedi-lo de voltar para o esquecimento o seu uso da máquina e infectados com o vírus.

Para flash drives e drives flash, o melhor que podemos fazer é usar um aplicativo que nos permite escaneá-los e deixar novamente pronto para uso.

Uma das melhores ferramentas para estas tarefas é o Eraser(Baixe Agora Eraser), um utilitário gratuito que irá facilitar a tarefa.

Esse aplicativo oferece uma variedade de procedimentos, alguns dos quais podem levar algum tempo para ser concluída, mas irá garantir que a unidade possa ser reutilizada sem qualquer problema.







Nenhum comentário :

Postar um comentário

COMENTEM

Clique e conheça!

Postagens