quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

11 Sugestões para Solução de Problemas Softwares

O que você pode fazer antes de chamar linha de suporte técnico 

 Seu software, um navegador ou um banco de dados de doadores, podem desempenhar um papel fundamental em suas tarefas diárias como organização sem fins lucrativos. Por esta razão, eles começam a ter problemas tais como software e sistema de mensagens de erro inexplicáveis ​e estranhos, que pode tornar o seu dia de trabalho um caos  (ou não tão sossegado)..

Se os problemas de software oprimi-lo, você pode entrar em pânico e ser tentado a chamar imediatamente o número de telefone do suporte ao produto oficial para soluções. Mas as chamadas de disque ajuda podem ser demoradas e, em alguns casos ser muito caro, por isso não é sempre a melhor opção em primeira instância.

 Felizmente, existem vários passos básicos que você pode tomar para solucionar o problema do software em si, ou pelo menos limitar suas causas. A próxima vez que um aplicativo tiver mal funcionamento, siga estas dicas de solução na ordem apresentada. Lembre-se de documentar cuidadosamente os passos que se seguem, e se for  inevitável a chamada do suporte técnico, pelo menos, terá uma boa noção do que está causando o problema.
  1. Liberar RAM fechando outros programas abertos
Todos os softwares instalados em seu computador precisam de Random Access Memory [memória de acesso aleatório, memória RAM] para o trabalho. Quanto mais programas rodando simultaneamente no seu computador, mais memória RAM irá consumir. Conseqüentemente, se um determinado programa não carregar ou executar lentamente, o primeiro passo que você deve tomar é fechar todos os outros aplicativos abertos. Isso pode ser especialmente importante se a sua organização sem fins lucrativos utiliza computadores mais antigos não têm muita RAM.

Se você quiser saber quais os aplicativos abertos que usam a maioria das RAM no seu computador, os sistemas Windows e Macintosh operacional (OS) têm ferramentas que mostram essa informação. Para verificar as estatísticas de uso de RAM no Windows, pressione Ctrl + Alt + Del e selecione Gerenciador de Tarefas. Na janela que aparece, clique na guia Processos e clique no item do menu "Memória", que classifica todos os aplicativos abertos de acordo com a quantidade de RAM que eles estão usando. Você pode fechar um processo ou aplicação, clicando em "Finalizar processo", mas antes nós recomendamos que você busque informações na Web sobre o nome do processo ou aplicação, de modo a não acidentalmente parar um processo ou programa que é necessário para a operação do sistema .

O sistema operacional Mac OS X exibe informações sobre o uso da RAM usando uma ferramenta chamada Process Viewer, que você pode acessar o Aplicativo> Utilitários. Depois de ter iniciado o Process Viewer, classificar os programas, clicando em uso de RAM no guia de memória real.
  1. Reinicie o software
Se você fechou todos os aplicativos em seu computador e o software ainda corre devagar, o sistema falhar ou aparecerem mensagens de erro, tente fechar o programa e abri-lo novamente. Às vezes, problemas de software se encontram em um conflito com outros programas ou simplesmente problemas de abertura, muitas vezes reiniciar o software resolve o problema.
  1. Desligar e reiniciar o seu computador
Às vezes, uma falha do sistema operacional ou um revés podem causar problemas de hardware para software. Se a reinicialização do aplicativo atual não resolve o problema, tente reiniciar o computador. Depois de completamente reiniciado o sistema, abra o aplicativo novamente e veja se o problema for resolvido.
  1. Usar a Internet para encontrar ajuda
Seja qual for o software que não funciona bem ou encontra-se com um problema específico, é possível que tenha acontecido a alguém. Se os problemas não pertencem a um software feito por encomenda, tem uma boa chance de encontrar ajuda on-line.

Na busca de soluções on-line através do Google ou outro motor de busca, incluindo a informação mais importante: o nome do programa, o tipo de problema e as circunstâncias em que ocorreu. Se o programa exibe uma mensagem de erro específica, escreva-o na caixa de pesquisa com o nome do aplicativo.

Embora o uso de um motor de buscas pode ser uma maneira rápida de encontrar informações sobre mensagens de erro ou problemas com software muito específicos, dê uma olhada no site do fabricante para obter dicas sobre a resolução de problemas mais gerais. Muitos dos fabricantes de software oferecem alguma forma de apoio específico para o produto em suas páginas Web oficial como uma lista de perguntas mais freqüentes, documentação do produto ou fóruns de discussão onde os usuários podem trocar dicas.

Você também pode encontrar soluções para problemas de softwares em qualquer um dos inúmeros sites dedicados a fornecer assistência técnica. Use a web para encontrar suporte técnico gratuito, tem uma lista de sites que oferecem tutoriais, artigos e fóruns de discussão para resolver problemas tecnológicos.

  1. Desfazer qualquer hardware ou software recentes
Como mencionado, alguns problemas surgem de conflitos com outros softwares. Por exemplo, como afirma no artigo de tecnologia da informação nas Instituições Johns Hopkins, Symantec Norton Antivirus pode entrar em conflito com os concorrentes antivírus. Assim, se um de seus empregados tenha instalado outro antivírus e Norton Antivírus não está funcionando corretamente, desinstale o antivírus pode resolver o problema perfeitamente.

Se você estiver solucionando problemas de computador em um de seus empregados e você suspeitar que ele tem modificado algumas das configurações do sistema operacional, ele pode inadvertidamente ter feito mudanças que estão causando seus problemas atuais. Por exemplo, o Menu Iniciar do Windows XP tem uma opção chamada "Definir Acesso do Programa e Padrões", que permite desabilitar o acesso a determinadas aplicações. Se o usuário acidentalmente desmarcar a caixa ao lado de um programa, este pode ser o motivo pelo qual você não consegue executá-lo. Pergunte aos usuários se algum deles recentemente mudou as configurações do seu computador, se você puder lembrar as alterações feitas, remover e tentar iniciar o software novamente.

Da mesma forma, problemas de software às vezes podem ser causados por novos periféricos ou mal configurados, incluindo scanners e impressoras. Se você tem algum hardware novo recentemente ligado a um dos computadores em sua organização, tentar desligá-lo e ver se isso corrige o software.
  1. Desinstalar e reinstalar o software
Às vezes, o software não funciona convenientemente, porque eles são removidos ou apagados arquivos críticos para a aplicação. Por exemplo, muitas aplicações Windows usam arquivos da biblioteca de vínculo dinâmico tipo [Dynamic Link Library, DLL] para executar determinadas tarefas. Muito freqüentemente, várias aplicações precisam da mesma DLL para funcionar corretamente, então se você removeu recentemente um programa de seu computador, juntamente com todas as DLLs, outro aplicativo pode se tornar instável ou não-funcionais.

Um passo que você pode tomar para garantir que o software problemático tem todos os arquivos que você precisa é desinstalar completamente e reinstalá-lo no seu computador. Mesmo se você apagou o programa usando o desinstalador pelo painel de controle (se disponível), você deve revisar a pasta arquivos e programas em seu disco rígido, normalmente localizada na unidade C para encontrar e apagar todos os arquivos que foram do programa.

Em seguida, verifique se disponível uma nova versão do programa (o vendedor ou desenvolvedor do programa podem ser incorporados as correções que se relacionam com o seu problema). Faça o download e instale a nova versão se disponível. Caso contrário, encontre o CD de instalação ou o download da última versão do software e repita o processo de instalação.
  1. Busca de patches de software
Enquanto alguns fornecedores de software corrigem os principais problemas de seus produtos, lançando novas versões, alguns erros podem ser reparados por meio de patches, upgrades de software que resolvem pequenos problemas encontrados por desenvolvedores ou usuários. Mesmo quando você tem certeza que instalou a última versão do software, você pode considerar visitar o site do fabricante ou desenvolvedor para verificar se há novas atualizações, porque o fornecedor poderia ter decidido a corrigir rapidamente um problema descoberto recentemente através de um patch Em vez de uma nova versão.
  1. Verificação de vírus e malwares
Vírus, spyware e outras formas de software malicioso (comumente conhecido como malware) podem não só comprometer a privacidade de sua organização sem fins lucrativos, mas também causar outros aplicativos no seu computador, especialmente navegadores web e clientes de email estão bloco, cair ou parar de funcionar completamente.

Se estas oito dicas não ajudaram a resolver o seu problema de software, você pode precisar analisar o seu computador usando aplicativos antivírus e antimalware como programas destinados a encontrar e destruir vírus e malware. Ao executar um desses programas é uma boa idéia usar o modo de busca completo está disponível. Lembre-se também que você deve desligar e reiniciar o computador se o antivírus ou anti-malware detecta e remove ameaças de seu computador.

  1. Revisão potenciais conflitos com o firewall
Muitas organizações sem fins lucrativos não tem orçamento para comprar um software de firewall baseado em hardware ou centralizada, e em vez disso, decidiu instalar um software firewall pessoal como o Zonealarm em cada computador em seu escritório. Apesar de firewall pessoal pode ser uma importante defesa contra hackers e outras ameaças de segurança, eles podem confundir os usuários como freqüentemente exibem mensagens pedindo ao usuário se deseja executar ou bloquear um programa.

Você pode ter problemas devido a acidente de software indicado pelo seu firewall pessoal para bloquear o programa em questão, provavelmente uma resposta dessas mensagens. Verifique as configurações do firewall para ver se o problema foi software inadvertidamente adicionado à lista de programas bloqueados. Se assim for, altere as configurações de firewall para permitir a execução do software e depois verifique se você ainda tem problemas.
  1. Iniciar em modo de segurança
Como mencionado acima, algumas falhas de software podem ser causadas ​​pelas configurações do sistema operacional ou outros problemas do sistema. Sistemas operacionais Windows e Mac têm um ambiente de resolução de problemas chamado modo de segurança, que desabilita aplicações e processos que não são essenciais para o sistema, tornando-se, teoricamente, para isolar problemas mais facilmente.

A maioria dos computadores permitem que você entre no modo de segurança pressionando F8 quando o computador está inicializando. Se você usa Mac, você pode entrar em modo de segurança pressionando a tecla Shift durante ou após o computador é iniciado. Uma vez em Modo de Segurança, abra o aplicativo com os problemas e tentar recriar o problema que surgiu no modo normal. Se você não encontrou o mesmo problema, há uma boa chance de que isso tenha sido causado pelo sistema operacional ou outro programa, em vez da aplicação que você está tentando corrigir.
  1. Desfragmentar o disco rígido
Como uma solução de problemas etapa final, você pode escolher para desfragmentar o disco rígido do seu computador, o processo de reorganização da estrutura de seus arquivos para que o sistema funcione mais eficientemente. Esta desfragmentação será mais útil se você tiver experiência extrema lentidão em seu software, já que este processo é projetado de modo que todo seu sistema rodar mais rápido. Note-se que a desfragmentação de um disco rígido só se aplica a computadores baseados em Windows e Macintosh OS que automaticamente otimizam a estrutura de arquivos do seu disco rígido.

Sistemas operacionais Windows 98, ME, 2000 e XP inclui um built-in ferramenta pode ser iniciado em Iniciar> Todos os Programas> Acessórios> Ferramentas do Sistema> Desfragmentador de Disco. Note-se que a desfragmentação de um disco rígido pode ser um processo demorado, especialmente se o disco contiver muitos arquivos, você pode executar esta tarefa quando você (ou usuário) for ficar longe do computador por
algumas horas.

Se as dicas acima não resolveram seu problema de software, pode ser hora de aceitar a situação com resignação e fortaleza, e ligue para a linha de apoio.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

COMENTEM

Clique e conheça!

Postagens