terça-feira, 27 de março de 2012

A memória do computador

Poderíamos dizer que a memória do computador é uma das coisas mais importantes em funcionamento, de fato, sem ela o PC não pode sequer inicia, tal é a importância deste componente eletrônico na estrutura de nosso computador. A palavra memória é um termo genérico utilizado para designar as partes do computador ou dispositivos periféricos, onde todos os dados e programas são armazenados.



Usadas exclusivamente no computador dentro do gabinete, e acoplado à placa-mãe, onde podemos encontrar dois tipos de memórias.

RAM - Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório)


A RAM é a memória de armazenamento temporário que armazena programas e dados a serem processados, somente durante o processamento. É uma memória volátil, os dados armazenados permanecem nela apenas enquanto o computador está ligado. Quando o PC é desligado, todos os dados delas são perdidos.



Há alguns termos que são conhecidos por ser mais fácil de compreender a RAM de computadores modernos:
•    É utilizada para o armazenamento temporário de dados ou instruções.
•    Quando escrever um texto num computador, a informação é armazenada na memória RAM e os dados de entrada.
•    A memória RAM é também conhecida como a escrita e a leitura, como ler ou escrever informações deste tipo de memória.
A memória RAM é essencial para o bom desempenho de nosso computador.

ROM - Read Only Memory (Memória só leitura)

É utilizada para aplicações de armazenar dados permanentes e /ou raramente alterados. É geralmente colocado no armazenamento quando o chip é fabricado e os conteúdos da ROM não podem ser alterados por um programa de utilizador. Por esta razão, é uma memória só de leitura.



A ROM é formada sobre um chip que tem um software especial e programado pelo utilizador. Esta ROM é hardware e software (por isto é chamada de firmware). Entende-se, por firmware:  um hardware e software que contém um programa específico, que liga as duas capacidades. Exemplo: Os CDs de jogos PlayStation.
Em resumo, as informações armazenadas na ROM não são voláteis, ou seja, não são perdidas quando o computador é desligado. RAM é volátil, e as informações armazenadas são perdidas quando você desligar a máquina.

3 comentários :

  1. muito interessante o seu post, tinha muita coisa que eu realmente nao sabia, continuem assim, Depois passa la no blog: http://umcinefiloemjampa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Participe da Nossa Promoção (Ganhe R$ 100,00 com seus Links)
    Nossa proposta é divulgar seu blog/site
    Estarei esperando seus link
    Desejamos que você tenha muitos cliques e um grande aumento em suas visitas.
    http://www.mastlink.com/promocao
    Sucesso!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom,até agora eu não entendia o que é Firmware!

    ResponderExcluir

COMENTEM

Clique e conheça!

Postagens