sábado, 26 de janeiro de 2013

Funcionalidade de algumas teclas do seu teclado

Aqui estarei mostrando as funções de algumas teclas de seu teclado, que podem estar variando de acordo com o S.O usado.



Print screen
O Print screen é uma tecla comum nos teclados de computador. No Windows, quando a tecla é pressionada, captura em forma de imagem tudo o que está presente na tela (exceto o ponteiro do mouse e vídeos). Para salvar seu conteúdo, basta abrir algum programa que suporte imagens e pressionar "Ctrl + V"(colar), o programa mais usado é o Microsoft Paint que já vem instalado no Windows. Se quiser capturar somente a tela do programa ativo utilize simultaneamente o "Alt + Print Screen".
"Print screen" e o "Alt + Print Screen" também estão disponíveis no GNOME e no KDE.
Nos teclados QWERTY, fica entre as teclas F12 e Scroll Lock, ou entre Backspace e Scroll Lock.
No Sistema Operacional MAC/OS da Apple Inc., para computadores Macintosh, a função Print Screen funciona de modo diferente. Nos teclados para Macintosh não existe uma tecla específica para ativar esta função. O printscreen funciona de uma forma diferente, apertando as teclas shift + maçã + 4 e e depois se deve selecionar com o mouse o que quer copiar. A imagem será salva na área de trabalho.

SysRq


SysRq, SysReq ou Sys Req (abreviação de System Request) é uma tecla típica de um teclado de computador pessoal.

Em geral, a indicação SysRq está associada à tecla Print Screen, que, no sistema operacional Microsoft Windows transfere para a área de transferência do sistema operacional uma imagem da tela que é exibida no momento em que a tecla é pressionada.
Nos computadores mais antigos, da época do MS-DOS, a tecla Print Screen servia para que a impressora imprimisse tudo o que estava escrito na tela.
Atualmente, a função mais comum dessa tecla é fazer Print Screen (na maioria dos programas e aplicações), mas há outros usos específicos de acordo com o sistema operacional utilizado.
Por exemplo em sistemas Linux, em modo console, esta tecla pode ser utilizada em combinação com as teclas Ctrl+Alt e seguida de um caracter, para ativar algumas funções de depuração do sistema.
A lista de funções varia sensívelmente de acordo com a versão do kernel utilizado. Por exemplo no Linux Ubuntu 11.10, com kernel 3.0.0, as funções permitidas são:
loglevel(0-9)
reBoot
Crash
terminate-all-tasks(E)
memory-full-oom-kill(F)
kill-all-tasks(I)
thaw-filesystems(J)
saK
show-backtrace-all-active-cpus(L)
show-memory-usage(M)
nice-all-RT-tasks(N)
powerOff
show-registers(P)
show-all-timers(Q)
unRaw Sync
show-task-states(T)
Unmount
show-blocked-tasks(W)
dump-ftrace-buffer(Z)
Para usar qualquer uma destas funções é preciso estar em modo console e então pressionar a combinação Ctrl+Alt+SysRq+caracter correspondente. Caso a função resulte em saída de dados ela poderá ser exibida no seu terminal, ou então registrada no arquivo de logs do seu sistema (/var/log/syslog, por exemplo).

Scroll lock


Scroll lock é uma tecla (relacionado a um led que representa o seu estado ligado/desligado) presente na maioria dos teclados dos computadores modernos. O seu comportamento depende do software que está em uso.

A tecla foi criada pela IBM, e seu propósito era modificar a função das teclas direcionais. Quando o scroll lock estava ligado, as teclas direcionais rolavam os conteúdos de uma tela em modo texto sem mover o cursor, como o usual. Desta forma, Scroll lock tem uma função similar às teclas Num Lock e Caps Lock, isto é, habilita uma função secundária para um grupo de teclas.
Atualmente, poucos programas modernos ainda utilizam o Scroll Lock, como o Microsoft Excel, que rola a tela sem modificar a célula ativa quando o Scroll Lock está ligado.

Pause Break


Atualmente a tecla Pause break, um tipo especial de tecla nos teclados, não possui um propósito bem definido. A origem da tecla remete aos tempos das práticas telegráficas.


O padrão das teclas de telegrafia usa uma chave faca que usa para ligar contatos elétricos. O estado natural da chave era fechado, isto é, um sinal elétrico era continuamente enviado. Caso houvesse uma interrupção desse sinal isso poderia ser interpretado de duas maneiras: ou o operador iniciaria uma transmissão ou alguma outra coisa aconteceu para interromper o sinal — uma secção na linha por exemplo.


A medida que o teletipo passou a ser mais usado, uma tecla, com a finalidade de interromper temporariamente a linha de comunicação, foi criada permitindo a manutenção dessa prática. Quando isso ocorria, o mecanismo teletipo receptor ativaria mas não imprimiria os caracteres (na verdade ficaria imprimindo o caractere não-imprimível "DEL" repetidamente). O ruído chamaria a atenção do operador.


Computadores Time-sharing conectados a modems poderiam reconhecer a tecla break devido os caracteres "DEL" recebidos tinham "bad parity". Isso era usado para gerar uma interrupção e permitir login ou uma interrupção do programa.

Nos computadores pessoais, a tecla Break é usada de várias maneiras pelos diferente programas, mas usualmente envolve algum senso de mudança de interação com o computador, como escolha entre sessões multiplas de login, encerramento de um programa ou interrupção de uma conexão de modem.

Insert


A palavra insert, em inglês, significa inserir, e a tecla Insert é utilizada para definir como o teclado deve adicionar as letras no meio de um texto. Um dos modos é o sobrescrito, em que o cursor, ao mesmo tempo em que adiciona o texto digitado, apaga o texto à direita. O outro modo é o mais utilizado, o próprio modo de inserção, com o qual o texto é adicionado sem apagar nada do anterior.

O uso da tecla, em geral, alterna entre os dois modos. Além disto, outros usos são possíveis, aliados à tecla ctrl (para copiar na área de transferência) e à tecla shift, para colar a área de transferência no objeto visual que estiver no foco.

Home e End


 Se você estiver com o cursor no fim de uma linha e apertar a tecla HOME o cursor se posicionará no início da linha. Pressionando END o cursor irá para o final da mesma.

No navegador essas teclas tem funções parecidas com as teclas Page up e Page down, clicando em home vai para o inicio da pagina clicando em end vai para o fim da pagina. A principal diferença entre essas teclas e as Page up e Page down é que essas que rolam a pagina em partes, elas vão do inicio ao fim ou vice-versa diretamente.

Page Up e Page Down


As teclas Page Up e Page Down (algumas vezes abreviadas de PgUp e PgDn) são duas teclas geralmente encontradas em teclados de computador.

As duas teclas são primariamente usadas para rolar documentos para cima ou para baixo, mas a distância de rolagem varia entre aplicativos diferentes. Em casos quando o documento é mais curto que uma curta, as teclas Page Up e Page Down não respondem.
As teclas direcionais e a roda de rolagem podem também ser usadas para rolar um documento, embora em distâncias incrementais menores.
Na maioria dos sistemas operacionais, se a tecla Page Up ou Page Down for pressionada juntamente com a tecla Shift no texto editável, todo o texto rolado será realçado.
Em alguns aplicativos, as teclas Page Up e Page Down funcionam diferentemente na navegação por cursor (alternada com a tecla de função F7).

Delete


Delete (às vezes abreviada por Del) é uma tecla de teclado de computador cuja função é apagar elementos. Em um editor de texto, a tecla apaga o caractere apontado pelo cursor, movendo os caracteres seguintes para uma posição anterior, preenchendo o espaço deixado pelo caractere removido. Em um gerenciador de arquivos ou alguns outros aplicativos de manipulação de sistema de arquivos, a tecla serve como um comando genérico para eliminar arquivos e pastas.

A palavra é também um neologismo para apagar.

Neologismo


A palavra tem suas raízes no latim: delere (apagar). Passou do francês para o inglês no século XV. Na língua portuguesa, acabou derivando no adjetivo indelével, e, no virar do milênio, com a era da informática, a palavra, na forma de verbo e com seu sentido original (deletar), reaparece no português proveniente do inglês. Como verbo, a palavra "deletar" já se encontra nos dicionários de língua portuguesa mais recentes, como verbo transitivo direto


Page Up e Page Down


As teclas Page Up e Page Down (algumas vezes abreviadas de PgUp e PgDn) são duas teclas geralmente encontradas em teclados de computador.

As duas teclas são primariamente usadas para rolar documentos para cima ou para baixo, mas a distância de rolagem varia entre aplicativos diferentes. Em casos quando o documento é mais curto que uma curta, as teclas Page Up e Page Down não respondem.
As teclas direcionais e a roda de rolagem podem também ser usadas para rolar um documento, embora em distâncias incrementais menores.
Na maioria dos sistemas operacionais, se a tecla Page Up ou Page Down for pressionada juntamente com a tecla Shift no texto editável, todo o texto rolado será realçado.
Em alguns aplicativos, as teclas Page Up e Page Down funcionam diferentemente na navegação por cursor (alternada com a tecla de função F7).

3 comentários :

  1. Muito legal o post tinha algumas teclas dessas que eu ja sabia para que serviam ja outras eu nao sabia muito bom o post gostei.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! É a primeira vez que venho a esse blog e já encontro algo muito útil! Essas teclas sempre estiveram presentes por aqui mas nunca nem pensei em usá-las! :-)
    Graças a esse Post já me diverti aqui tirando umas fotos da tela do computador. :-)Tudo de bom aí!!!

    ResponderExcluir

COMENTEM

Clique e conheça!

Postagens